SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 14 Junho 2021, 19:03

Torres Novas já tem Alcaide

p1_alcaide_grd

Falta já menos de um mês para a realização de mais uma edição da Feira Medieval de Torres Novas que terá lugar de 5 a 8 de junho, organizada pela Turrisespaços, e conta com o apoio do Município, onde o objetivo é mais uma vez envolver a comunidade, coletividades e associações locais.

Depois de revisitar o período manuelino, em 2010 (“Revisitar D. Manuel I – 500 anos do Foral Novo”), de receber com toda a pompa o pequeno Afonso V, em 2011 (“A Chegada do Rei Menor – Cortes de 1438”), de assistir aos juramentos do contrato de casamento da princesa D.ª Isabel com o Imperador Carlos V, em 2012 (“O Dote da Princesa – Cortes de 1525”), e de acolher a Rainha Santa Isabel como nova senhora de Torres Novas, em 2013 (“Por Terras da Rainha Santa” – doação da vila em 1307), Torres Novas volta a rebuscar no seu passado, pleno de passagens decisivas na história de Portugal, mais um tema a desenvolver para a reconstituição histórica da sua feira: “Na Senda de Gil Paes”.

E a personagem principal desta edição, Gil Paes, Alcaide de Torres Novas em 1373, que é uma das figuras históricas mais representativas dos nobres valores da cavalaria medieval e da lealdade para com a pessoa do Rei, já foi encontrada. Joaquim Teixeira, o “Teixeira das Piscinas”, como é carinhosamente conhecido pelos mais próximos vai encarnar a personagem de Gil Paes. Um convite que aceitou com bastante satisfação e muita alegria.

Joaquim Teixeira, aposentado desde o dia 1 de maio, passou mais de quarenta anos ao serviço das Piscinas Municipais.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados