SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 19 Junho 2021, 08:10

Dadores de Sangue iniciaram Recolhas – “Sensação do dever cumprido”

 

Na manhã de sábado, dia 7, passaram pela Casa do Benfica 48 pessoas que ali se inscreveram para dar sangue. Destas, 9 foram recusadas, acabando assim por dar  um total de 39.

 

Depois de feita a inscrição, os dadores passavam pelo gabinete médico, onde eram analisados os valores da hemoglobina e a tensão arterial. Tanto o médico, como os dois enfermeiros que procederam à recolha vieram do Centro Regional de Sangue de Lisboa, do Instituto Português do Sangue. Dos 18 aos 65 anos, intervalo de idades entre o qual é permitido dar sangue, passaram por ali todas as faixas etárias.

 

O balanço é bastante positivo, na opinião de Adelino Bairrão Pinho, 1.º Secretário da Associação de Dadores de Sangue do Hospital de Torres Novas, uma vez que neste mesmo dia estava a decorrer uma recolha no Hospital.

 

“Entre as 63 associações e grupos de dadores, que fazem parte da Federação das Associações de Dadores de Sangue, a nossa Associação está em 4 ou 5.º lugar. O que é muito bom. Conseguimos por ano, em conjunto com o Hospital, cerca de 4500 dádivas. Algumas pessoas vão desistindo, pelo limite de idade, e por essa razão vamos insistindo junto das escolas, porque mesmo que os alunos ainda não tenham 18 anos de idade, vão passando a mensagem aos pais, aos professors e aos auxiliaries”, frisou Adelino Bairrão Pinho.

 

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados