SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 21 Setembro 2020, 20:53

Dadores de Sangue inauguram novo Núcleo

No passado sábado, dia 20 de junho, foi inaugurado na Freguesia de Assentiz um núcleo da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas. A criação deste núcleo partiu de um desafio que a direção desta Associação lançou a um dador regular residente nesta freguesia do norte do Concelho de Torres Novas, que abraçou esta causa e se rodeou de um grupo de habitantes dessa freguesia para levar a bom porto esta tarefa.

João Leal Lopes, dador frequente nas recolhas desta associação foi desafiado ainda em 2019 a criar e coordenar um grupo para promover uma recolha na sua freguesia. Após algumas reuniões preparatórias, foi iniciado o processo de recolha de inscrições para uma recolha, uma vez que o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P., para “abrir” um novo ponto de recolha, necessita de pelo menos 50 inscrições formais por forma a garantir o sucesso dessa iniciativa.

Esse trabalho foi realizado e acelerado, uma vez que por solicitação do IPST, por forma a ajudar a colmatar a falta de sangue existente nas reservas nacionais, a calendarização da recolha inicialmente apontada para o fim do verão foi agendada para esta data. Com a colaboração da Associação Recreativa e Cultural de Casais da Igreja, a quem os dadores de sangue e todos doentes agradecem profundamente, foi levada a cabo então a recolha no dia 20 de junho entre as 9h e às 13h.

Com uma adesão fabulosa por parte da população, a recolha foi um sucesso, tendo participado na mesma elementos da direção da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, 3 enfermeiros, 1 médico, 2 assistentes operacionais e 1 assistente técnico, todos estes pertencentes ao Núcleo Regional de Coimbra do IPST. Colaboraram e dinamizaram de forma ímpar todos os elementos do núcleo recentemente criado, numa dinâmica louvável e de grande apoio a esta causa da dádiva de sangue. No final da iniciativa, foram apuradas 48 inscrições, perto de 40 colheitas, das quais se destacam 6 dadores que o fizeram pela primeira vez.

Agradecemos a todos os presentes, promotores da iniciativa, dadores e à direção da Associação Recreativa e Cultural de Casais da Igreja por todo o empenho que culminou no sucesso desta iniciativa. A Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas aproveita para informar que, no próximo dia 18 de julho irá ter lugar a próxima recolha promovida por esta Associação na Freguesia de Riachos, nas instalações da Casa do Povo. Apelamos à colaboração de todos nesta iniciativa, que estaremos certos será uma vez mais um sucesso.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados