SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 21 Setembro 2020, 03:50

ACUPUNTURA – CXIII

Ácido úrico… Gota

Por: Vítor Sepodes

O Ácido Úrico é o produto final da decomposição de ácido nucleico nas células do corpo e uma certa quantidade também é produzida pela digestão de alimentos ricos em purinas existente em muitos alimentos. Grande parte desse ácido úrico é transportado pelo sangue até aos rins, os quais separam o ácido e eliminam-no através da urina. Numa pessoa saudável os rins mantêm os níveis de Ácido Úrico no sangue dentro dos limites aceitáveis.

Indivíduos com Hiperuricemia, têm dificuldade de eliminar o ácido úrico e geralmente desenvolvem Gota e ocorrência de dores muito fortes, rigidez nas articulações, edema (inchaço), calor e rubor.

O Sr. Joaquim, de 72 anos veio á consulta com o pé esquerdo muito inchado, quente, muitas dores que mal o mantinham de pé. Durante a consulta referiu que há muitos anos que tem problemas com o ácido úrico e devido a outras patologias, nos últimos 8 anos toma muita medicação e gostaria de experimentar a acupuntura e a fitoterapia porque alguma medicação não estava a resultar.

Ao fim de 4 tratamentos o pé ficou normal e a dor que no primeiro tratamento de 0 a 10 era 10, ficou 0.

Foram feitos pontos drenantes, pontos analgésicos e anti-inflamatórios e principalmente tonificar os rins.

Tomou Fitoterapia chinesa em doses relativamente elevadas e logo que melhorou todo o processo foi adaptado à toma normal da fitoterapia.

Uns dias depois, voltou com um ataque forte de ácido úrico, num ombro, na mão e pé, tudo do lado direito mas note- -se que a primeira crise foi no pé esquerdo e prontamente resolvido. Neste momento, após 2 tratamentos já nota boas melhorias e tudo leva a crer que vai correr bem como da primeira crise.

No entanto os cuidados alimentares são fundamentais para o controlo desta patologia.

Alimentos permitidos: frutas e sumos de fruta, massa, arroz e batata, pão integral, ovos e beber muita água;

Alimentos pouco recomendados: carne de vaca ou novilho, aves (frango, pato, perú), coelho, borrego, alguns mariscos e crustáceos;

Alimentos proibidos: sardinha, bacalhau, salmão e atum. Miudezas (fígado, rins, moelas, etc), Coco, nozes, castanha, amêndoas, amendoins e avelãs. Feijão, grão de bico, ervilhas, trigo, carne de porco, toucinho, presunto e enchidos. Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja.

Como dizemos na Medicina Chinesa, em poucas quantidades até pode fazer bem mas em exagero provoca SEMPRE patologias.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados