SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 21 Setembro 2020, 14:00

Obrigado, Padre Ricardo

No 16º aniversário da Ordenação Sacerdotal do Padre Ricardo Madeira, ocorrido a 20 de junho e celebrado simbolicamente na Eucaristia dominical vespertina no passado sábado, quero, num breve mas sentido testemunho, manifestar o reconhecimento pela sua dedicação apostólica nestes cinco anos que está à frente das paróquias de Torres Novas.

O dinamismo da sua juventude, a natural empatia do seu contacto e a sua manifesta entrega ao serviço da comunidade, depressa o integraram nas paróquias que o reconhecem e estimam como seu pastor e amigo. Nestes cinco anos, com a equipa sacerdotal que coordena, foi possível a celebração da Eucaristia dominicalem todos os locais de culto não só nas paróquias de Torres Novas, mas também nas paróquias vizinhas da Meia Via, Olaia e Brogueira, num esforço pastoral de proporcionar às comunidades, mesmo as mais pequenas, a graça de poderem participar na missa, centro da vida cristã. Devese ao Padre Ricardo Madeira a recuperação da Procissão do Senhor dos Passos, uma tradição interrompida há várias décadas, desde 1953, que voltou a realizarse em parceria com a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas, na Quaresma de 2018 e 2019, não podendo terse realizado a de 2020 por causa da pandemia, apesar de toda a preparação realizada.

Mais recentemente, na crise do jornal “O Almonda”, propriedade da Gráfica Almondina, foi decisiva a intervenção do Padre Ricardo Madeira no sentido de encontrar um solução para garantir a continuação deste jornal centenário que já é património da cidade. Assim nasceu a “Associação Jornal O Almonda – Comunicação e Solidariedade” da qual fazem parte as Paróquias de Torres Novas que, desde janeiro de 2020 publica este jornal com a orientação de um jovem diretor, Nuno Vasco Nunes, e o apoio do Padre Ricardo. Lembro ainda a celebração da Missa com a Bênção Pascal, no Domingo da Pascoela, iniciativa do Padre Ricardo Madeira, para anunciar, nas ruas da cidade, a alegria da Ressurreição de Jesus.

É importante assinalar também o seu envolvimento na Catequese Paroquial, onde tem tido uma presença estimulante, criando unidade e dinamismo no sentido de encontrar novos caminhos para evangelizar os mais novos da comunidade. Para terminar, refirome à solicitude pastoral revelada em tempo de confinamento com a celebração das missas dominicais online, assim como as cerimónias da Semana Santa e Páscoa e ainda a publicação online do boletim paroquial “Porta da Fé” que nunca interrompeu a sua publicação. O projeto dos edifícios paro quiais, no Largo do Salvador, será, assim o desejamos, o próximo desafio do Padre Ricardo e das paróquias de Torres Novas que se orgulham da recente recuperação do seu vasto e rico património. Reconhecidos pelo dom da sua entrega, deixo aqui o meu e creio nosso: “Obrigado, Padre Ricardo” 

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados