SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 21 Setembro 2020, 19:20

A alegria de ter um quintal

O início do verão trouxe-nos temperaturas altas como já era de esperar. Durante o dia isolamos a casa do sol quente. Mas ao anoitecer vamos para o quintal apanhar o ar fresco e ver a gataria esticada no chão. Coitados, têm um pelo enorme e nesta altura sofrem um bocado. Tentamos sempre arranjar-lhes soluções para que se sintam bem. Não pudemos colocá-los de lado ou enxotá-los. Eles vêm cá comer pois alguns foram abandonados pelos donos que mudaram de casa e “esqueceram se” dos seus patudos. É duma irresponsabilidade tremenda. Afinal para que querem os animais? Porque está na moda?

Para mim é só fachada. Adiante que já passa da meia-noite. Num quintal pudemos fazer imensas coisas quando estamos confinados. Pudemos estender o tapete de ginástica e fazer exercícios; jantar ao luar porque cria mais emoção; ler um livro e ter sempre um mata-moscas na mão para o caso de alguma melga andar a rondar; colocar o colchão de praia e adormecer ao som dos pios das corujas: observar o ouriço caixeiro que vem à procura de algo para comer; tratar dos gatos residentes e dos abandonados que sabem que aqui são bem alimentados; ouvir uma música dos anos 80 ou um som para relaxar; conversar com os vizinhos como fazíamos antigamente, mas agora uns faleceram, outros foram para os lares e outros fecham-se em casa com medo que sejam infestados.

Por isso, se algum leitor tiver um quintal usufrua dele, mesmo que seja pequenino ou de grandes dimensões. Há sempre algo para se entreter. Regar as flores, podar, varrer, estender a roupa e descansar. E por falar em descansar vou até ao quintal sentir o ar fresco e sonhar que estou na praia escutando o murmúrio das ondas que vêm beijar os meus pés. Feliz fim de semana.

Madalena Monge

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados