SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 21 Setembro 2020, 19:01

TikTok – tudo o que precisa sabersobre esta aplicação

Considerada uma das aplicações da moda para os adolescentes, nada como conhecer mais um pouco do que está por detrás desta aplicação. O TikTok foi lançado em 2016 e é seguro dizer que explodiu em popularidade.

O TikTok tem agora cerca de 800 mi-lhões de utilizadores ativos em todo o mundo (Datare-portal, 2020). Isto coloca o TikTok em nono nos sites de redes sociais, à frente de nomes mais conhecidos, como o LinkedIn, Twitter, Pinterest e Snapchat.

É de longe uma das aplicações mais transferidas do mundo nos últimos anos, tendo ultrapassado a marca de um bilhão e 1,5 bilhão de downloads na App Store e no Google Play num único ano em 2019. E a verdade é que acertou em cheio no seu público-alvo, envolvendo jovens de todo mundo, pois 41% dos utilizadores do Tik-Tok têm idade entre 16 e 24 anos (Globalwebindex, 2019).

O que é exatamenteo TikTok?

É uma aplicação para dispositivos móveis, na qual os utilizadores podem fazer os seus próprios vídeos curtos e em que geralmente gostam de ter uma música a acompanhar os seus vídeos. Podemos pensar nele como um “mini” Youtube, em que os utilizadores têm controle criativo sobre os vídeos.

Outros utilizadores do TikTok podem ‹reagir› aos vídeos que veem, filmando as suas respostas ao lado do vídeo original; ou fazendo um «dueto», criando um vídeo ao lado de outro vídeo.

Como funciona?

Pessoas com 13 anos ou mais podem fazer download desta aplicação que tem uma classificação de mais de 12 anos nas lojas de aplicativos. Após o download, os utilizadores podem começar a criar os seus próprios vídeos ou a assistir ao conteúdo criado por outros. O conteúdo abrange todos os tipos de assuntos – desporto, animais de estimação, artes, comédia, viagens, comida, música e jogos. Os utilizadores podem (gostar) do conteúdo que viram para verem vídeos semelhantes. Também podem participar em desafios de hashtag clicando no botão «Descobrir», com novos desafios adicionados a cada semana. Criar e editar vídeos é simples, com diferentes efeitos, filtros e opções à escolha.

Definições de Privacidade

No passado, a aplicação foi criticada por falta de configurações de privacidade, mas os utilizadores têm agora várias opções, incluindo a capacidade de tornar as suas contas privadas; escolhendo quem pode comentar ou transferir os seus vídeos e quem pode fazer um dueto com eles.

Os utilizadores também podem bloquear outros. Já as mensagens no TikTok sempre foram privadas e só podem ser enviadas entre amigos. Recentemente, o TikTok introduziu um novo recurso que permite aos utilizadores filtrar comentários usando até 30 palavras que eles mesmos podem escolher, garantindo assim que ninguém coloque comentários usando palavras que considerem desagradáveis ou prejudiciais. Todas estas opções podem ser encontradas no canto superior direito do ecrã (três pontos), dentro de ‘Privacidade e configurações”.

Tempo de ecrã

Os pais podem ajudar os jovens a gerir o seu tempo de ecrã selecionando quanto tempo gostariam que os seus filhos passem no TikTok (40, 60, 90, 120 minutos por dia). Este recurso é protegido por password; quando os utilizadores atingem o seu li-mite, vão ter que digitar uma password para continuar. Os pais podem definir a senha para ter total controle do tempo. O TikTok tem uma outra configuração, o ‘modo de visualização restrito’, que pode ser usado como contro-le dos pais. Uma vez ativada, esta configuração vai limitar a aparência do conteúdo que pode não ser apropriado para todos os públicos.

Como no recurso acima, esta configuração pode ser ativada através de password.

Segurança

Transversais a praticamente todas as redes sociais, mas são dicas que nunca é demais sublinhar.

1) Se o utilizador tiver a conta definida como “pública”, é bom entender o que isso realmente significa. A configuração «privada», que permite que o utilizador partilhe o conteúdo apenas com seguidores aprovados, pode ser a opção mais segura. Certifique-se de discutir com o utilizador a quem é que ele deve permitir que o siga.

2) Vale a pena garantir que o jovem saiba como manter a sua identidade segura, por exemplo, não incluindo nenhuma informação pessoal, como nome, endereço, número de telefone ou idade no seu perfil. Certifique-se que eles não filmam vídeos que exponham a habitação ou com roupas personaliza-das e que nunca devem fornecer informações pessoais.

3) Verifique que sabe como denunciar conteúdo inapropriado e que o jovem deve falar com um adulto de confiança se tiver alguma dúvida sobre algo na aplicação.

Se quiser denunciar um vídeo específico, clique no ícone ‹partilhar› no canto inferior esquerdo do vídeo, clique em denunciar e siga as instruções no ecrã.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados