SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 14 Junho 2021, 01:14

Duas gerações de Cine Clube em diálogo – «Torres Novas sempre gostou de cinema»

 p1-cineclube

A propósito das comemorações do seu 50º aniversário “O Almonda” convidou para uma conversa duas pessoas que representam duas gerações diferentes do Cine Clube de Torres Novas. Separa-os o tempo e a idade, mas une-os o gosto pelo cinema. Canais Rocha, antigo dirigente e fundador, e Nuno Guedelha, o actual Presidente, têm experiências de vida diferentes, mas o gosto pela sétima arte é um elo que os aproxima, sem que os dois se dêem conta.

 

Em 1962 o Cine Clube estava no seu arranque, organizando um número de iniciativas, e Canais Rocha declara, «Foi o ano em que mais iniciativas se organizaram». Mas tudo começou uns anos antes, em 1959, embora, diz também o mesmo interlocutor, «os estatutos tenham a data de 1 de Janeiro de 1960.

 

«Torres Novas sempre gostou de cinema»

 

A frase é de Canais Rocha, que garante que o gosto pelo cinema esteve sempre presente em Torres Novas. Recorda uma primeira reunião, no grupo “Raiar da Aurora”, na Praça 5 de Outubro, em que ele era o mais novo participante, e de onde saiu a ideia de criar um Cine Clube. Para além dos problemas da época, onde não havia a liberdade de associação, havia que arranjar elementos que não fossem conotados politicamente. Na altura havia um homem, o Dr. Amora, bem visto pelo regime, que assumia com gosto a divulgação da cultura, e entre ela, o cinema. Houve o cuidado em o convidar, pois os cine clubes eram então olhados como “subversivos” pelo regime de Salazar.

 

Além do Dr. Amora há ainda que destacar António José Cardoso, que foi um grande divulgador do cinema amador e infantil, fez questão de mencionar Canais Rocha. Por sua vez Nuno Guedelha lembrou o papel «fundamental» do Dr. Canelas, pois sem ele o Cine Clube «teria há muito desaparecido em Torres Novas».

 

Luís Miguel Lopes

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados