SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sexta-feira, 18 Junho 2021, 22:19

“Ingredientes necessários para pintar a tela”

 

 “A cozinha é uma arte e um prato é uma tela. É necessário trabalhar o prato, puxar uma perninha aqui, puxar uma perninha ali. Sem pressas. Tendo sempre presente amor, e muito carinho. Se eu não estiver bem-disposto e não colocar na confecção daquele prato todo o meu amor, o sabor já não será o mesmo!”

 

Amor, dedicação, e acima de tudo, muito trabalho! É o lema de trabalho deste jovem cozinheiro de 27 anos e natural de Torres Novas. O Chefe Paulo da Silva dirige actualmente o restaurante do Torresforum, um local ainda pouco divulgado, mas que promete revolucionar a gastronomia torrejana.

 

“Ninguém é cozinheiro se não tiver disposto a trabalhar pelo menos 16 horas diárias e seguidas.” Eis o primeiro ingrediente para confeccionar o menu “A cozinha é uma Arte”! Sem gozar férias há três anos, o Chefe Paulo inicia o seu dia bem cedo, para que tudo esteja pronto a horas e nas devidas condições e a apreciação final do cliente mereça nota dez! E para que tal aconteça, há que deixar a má disposição do lado de fora da porta, para que o segundo ingrediente possa entrar: o amor! “Na cozinha devemos trabalhar, colocando todo o nosso amor e carinho, naquilo que estamos a fazer. Se eu não estiver bem disposto e a dose de amor não for a ideal, o sabor daquele prato fica diferente.”

 

Também na dose exacta, aparece a humildade: “Não me considero um excelente cozinheiro. Sou apenas um cozinheiro. Na cozinha tem de haver de tudo. Aquela massa bruta que tem de impor respeito, que se queima com o óleo a ferver e não se queixa, e ao mesmo tempo, aquela pessoa sensível, que tudo faz com delicadeza e carinho, que vai buscar a ervinha e a arranja minuciosamente. Tem de haver este equilíbrio.”

 

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados