SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Terça-feira, 15 Junho 2021, 21:06

2015 com Azeite mais frutado

Por ocasião da apanha da azeitona de 2015, “O Almonda”, foi ao encontro do Engº António Ferreira, para procurar perceber o que se pode esperar do azeite deste ano.

Na olivicultura, explicou António Ferreira, as produções de azeitona alternam em intensidade nos anos de safra e contra-safra, tendo sido 2014 um ano de contra-safra, com produções inferiores à média. Desta forma, 2015 apresenta-se como um ano de boas produções de azeitona, tendo as oliveiras gerado bons frutos, perspetivando uma boa produção.

No entanto o verão, rigoroso e duradouro, veio comprometer o desenvolvimento destes frutos face à falta de água disponível, fazendo com que em meados de setembro já houvesse muita azeitona a mudar de cor, tendo pouco mais que “pele e osso”.

As temperaturas altas e a reduzida humidade atmosférica só não contribuíram para um excelente ano de produção de azeitona porque dos cerca de 3.000 ha de olival do concelho de Torres Novas, apenas 200 ha são regados. Aqui ao lado, por contraponto, o regadio aplicado em Espanha (Andaluzia) em mais de 80% dos olivais, permite aproveitar as temperaturas elevadas e os nutrientes retidos no solo, disponibilizando à planta condições para atingir elevado potencial produtivo.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados