SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 12 Junho 2021, 11:52

Há trinta anos a trabalhar o barro

No seguimento da edição anterior, continuamos a seguir as pisadas dos artesãos do nosso concelho e desta vez fomos ao encontro de Neidy Pinheiro, alentejana de gema, mas a redidir em Torres Novas há cerca de 40 anos.

Trabalhar barro é uma paixão tão grande quanto antiga. Fez o primeiro boneco a partir do barro há cerca de trinta anos e desde lá aperfeiçoou a técnica e não mais parou.

“Quanto mais se faz, mais se gosta e mais vontade há de fazer sempre melhor. Mexer e trabalhar o barro é uma grande paixão. Dá-me um gozo enorme. Ou em papel maché. Também gosto de fazer trabalhos com este material”, começa por explicar esta simpática artesã.

Vai buscar a inspiração a tudo o que vê e observa, na natureza e nas pessoas ou ainda na leitura e até, imagine-se nos filmes de desenhos animados.

“Tudo me seduz, as pessoas, a natureza. Cada pessoa é única e inspiram-me muito a trabalhar.

Gosto de trabalhar pássaros, flores, as minhas flores e frades. Gosto muito de criar frades com o seu ar pachorrento”, afirma, ao explicar que para o Natal está já a preparar presépios que espera ter para pôr à venda já no mês de outubro, ali mesmo no Largo D. Diogo Fernandes Almeida, no centro histórico da cidade de Torres Novas, onde tivemos esta conversa e onde aproveita para divulgar os seus produtos à terça-feira.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados