SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 20 Junho 2021, 11:07

Festas assinalaram 30 anos de cidade

p1_festas_grd1

As celebrações dos 30 anos passados sobre a elevação de Torres Novas de vila a cidade tiveram o seu início no dia 8 de julho, no Museu Municipal Carlos Reis. Recorde-se que a elevação de Torres Novas a cidade, aconteceu há precisamente 30 anos, no dia 8 de julho de 1985.

Esta cerimónia de abertura das festas alusivas a este acontecimento contou com a presença de algumas dezenas de pessoas, entre as quais alguns elementos da vereação da Câmara Municipal de Torres Novas, do Vice-Presidente Luís Silva e do Presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira.

Nesta ocasião emoldurada pela prestação do Choral Phydellius, o presidente da Câmara Municipal recordou o dia 8 de julho de 1985.

“A 8 de Julho de 1985, a Assembleia da República, presidida na altura por Fernando Monteiro do Amaral, decretou, nos termos dos artigos 164º, alínea d), e 169º., nº. 2, da Constituição, a elevação de Torres Novas à categoria de cidade.

Era então Primeiro-Ministro Mário Soares e Presidente da República António Ramalho Eanes.

Na ata da reunião camarária do dia seguinte, com júbilo, o Presidente da Câmara Casimiro Gomes Pereira e os vereadores Joaquim da Piedade Venâncio, Arnaldo Filipe Rodrigues dos Santos, Joaquim Eusébio Pedro Assis de Oliveira, António Antunes Canais, António Mário Lopes dos Santos e Amilcar José Marques Soberano, reconhecem a importância da elevação a cidade, destacando-se no documento algumas frases como «… seja o princípio de um olhar mais atento por uma terra, cheia de potencialidades, mas também de carências, que os poderes públicos nem sempre têm acompanhado como deviam.»

Acrescentaram ainda «Mas a honra, porque é grande, suscita dobradas responsabilidades da Câmara, das muitas e dinâmicas Associações, do bom Povo desta Terra, que trabalha e ama o seu torrão natal»”.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados