SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Quarta-feira, 23 Junho 2021, 12:16

Feira Medieval já tem Rei

p1_rei_grd

Sob a temática “A Carta do Povoador”, Torres Novas recebe de 4 a 7 de junho mais uma edição da Feira Medieval.

Pelo sexto ano consecutivo, as Memórias da História dão lugar à recriação dos mais importantes momentos do passado de Torres Novas levando os visitantes a recuar até ao ano de 1190, invocando o foral atribuído pelo rei D. Sancho I à vila de Torres Novas.

No verão desse ano, Torres Novas sofria a sua última grande provação às mãos de um exército mouro, vendo as suas muralhas e habitações destruídas e saqueadas sob a liderança de Ibn Iussuf, o “Almansor”. No entanto, os árabes não conseguiram apoderar-se do castelo e retiraram-se, tendo as tropas do príncipe D. Afonso, filho de D. Sancho e futuro terceiro rei de Portugal, tomado a fortaleza.

A poucas semanas do início de mais uma feira, já é conhecido o rosto do Rei D. Sancho I. Miguel Viegas, não sendo natural de Torres Novas, há muito que adotou esta cidade como sendo sua, da qual diz gostar muito.

Frequentar aulas de equitação faz parte da preparação para esses grandes dias, altura em que o Rei chegará a Torres Novas.

Fomos assim ao encontro do nosso Rei, no final de mais uma aula de equitação, para sabermos mais sobre este D. Sancho I que dá rosto e mote a esta edição da Feira Medieval.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados