SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 12 Junho 2021, 18:45

Exposição «De corpo e alma, Maria Lamas» marca abertura sala temporária

Foi oficialmente inaugurada na tarde de sexta-feira, dia 20 de março a exposição «De corpo e alma, Maria Lamas», ao mesmo tempo que foi igualmente aberta a nova sala de exposições temporária do Museu Municipal Carlos Reis, (MMCR).

A cerimónia que marcou este momento contou com a presença de Margarida Moleiro, diretora do MMCR Moleiro e dos técnicos Ana Marques e João carlos Lopes, assim como, do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e da vereadora da cultura Elvira Sequeira.

Marcaram ainda presença o vice-presidente Luís Silva e dos vereadores Henrique Reis, Filipa Rodrigues e Helena Pinto.

A exposição, que estará patente de 20 de março a 17 de maio, traz a Torres Novas obras de reconhecidos pintores portugueses.

Aos retratos de grandes dimensões, pintados por Pomar e Domingos Rebelo, juntam-se pequenos desenhos a tinta-da-china e outros trabalhos que têm como inspiração Maria Lamas, de diversos autores, entre os quais Domingos Rebelo e Machado da Luz.

As peças em exposição provêm, na sua maioria, de coleções particulares.

Margarida Moleiro afirmou que esta exposição é uma homenagem a Maria Lamas, “a torrejana mais célebre do século XX”.

A responsável do Museu salientou ainda “a causa humanista” pela qual Maria Lamas se debateu sempre, “a luta pelos direitos das mulheres, das crianças, a luta pela paz e pela liberdade. Uma luta feita de lábios e unhas pintadas, numa elevação do feminino, numa vontade incessante de derrubar barreiras e de viver”, destaca Margarida Moleiro que salienta ainda que esta não é uma exposição bibliográfica.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados