SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 13 Junho 2021, 06:14

Violência no namoro é real

Em Portugal 1 em cada 4 jovens é vítima de violência no namoro.

No auditório da biblioteca, na quinta-feira, dia 12, perto do “Dia de S. Valentim”, a Escola Profissional de Torres Novas promoveu um debate sobre a Violência no Namoro. A sessão destinou-se a jovens em idade escolar e contou com a colaboração de psicólogos, GNR e de um Enfermeiro.

Catarina Silva, psicóloga, falou sobre a importância da autoestima, começando por perguntar à plateia cheia de jovens quem é que quer ser feliz. A autoestima é importante, para que nós possamos compreender que o primeiro amor que tem de existir é por nós próprios, explicou. Há coisas positivas em cada um de nós, mas temos de ser nós próprios a valorizá-las. Temos de gostar de nós. «Quanto menos gostar de mim, mais escolhas parvas fazemos, pois não nos preocupamos», avisou. E aconselha: «A primeira coisa que há que ter é uma relação de sucesso connosco mesmos». Assim se cria mais confiança em nós, mesmo com todos os defeitos que temos, dos quais teremos de ter consciência para que possamos viver com eles. E acrescentou ainda: «Quanto mais se valoriza as nossas coisas boas, mas confiança se tem». Procurando prender ainda mais a atenção dos jovens na sala atirou «e olhem que a “confiança” é uma das coisas consideradas extremamente sexy».

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados