SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 14 Junho 2021, 01:31

Agrotejo – Emparcelamento à beira de ser aprovado

O projeto de emparcelamento do Ribatejo Norte há muito que se espera que esteja concluído. Irá em breve ser aprovado, de acordo com as informações prestadas pelo Engº. Vasconcelos e Sousa, da Agrotejo. Esta será «uma obra que vai mexer com muita coisa e com muita gente», declarou a “O Almonda”.

Calcula-se que cerca de 800 proprietários, a que se juntam rendeiros e prestadores de serviços, vão ser abrangidos pela grande operação de emparcelamento. Será «uma obra muito envolvente» e há a certeza da Agrotejo de que o emparcelamento terá sido finalmente aprovado. O emparcelamento vai “mexer” com a produção e, muito provavelmente, terá de acontecer um grande envolvimento bancário.

O projeto de emparcelamento contará com 5 milhões de dinheiro público sendo necessário um investimento privado superior. Ao mesmo tempo é uma «oportunidade» para que a mudança finalmente aconteça, conduzindo ao rejuvenescimento do setor na região.

Com o emparcelamento procura-se baixar os custos de produção, concentração de produtos, maior rapidez, permitindo que se façam investimentos fundiários.

A fase de pré-emparcelamento já acontece desde 2007, esperando-se que arranque em 2015, com oito anos de atraso. Os investimentos vão trazer melhorias substanciais, que incluem mudança na rede de estradas, baixadas elétricas, valas de drenagem, proteção de cursos de água e novos furos. Em suma, «o campo vai mudar».

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados