SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sexta-feira, 25 Junho 2021, 14:02

Torres Novas homenageou mortos da Grande Guerra

O município de Torres Novas associou-se às comemorações nacionais, homenageando os mortos da Grande Guerra, na segunda-feira, dia 10, junto ao monumento que lhes é dedicado, na Praça 5 de Outubro.

A 11 de Novembro assinalou-se o Dia do Armistício, Dia da Paz de todas as nações e o centenário do holocausto do primeiro grande conflito mundial. A mensagem do General Xito Rodrigues, da Liga dos Combatentes, ligou Portugal a estes acontecimentos, bem como aos seus trágicos resultados, com grande perda de vidas humanas. Contou também que, ao longo de quase um século, a Liga apoiou os que sofreram com a guerra, tanto os militares como as suas famílias.

Pedro Ferreira, o Presidente da Câmara, ladeado pelo General Gomes da Fonseca, evocou o centenário, dizendo que os valores humanos e patrióticos deverão «ser enaltecidos». A guerra, elaborou, é «contra-natura» e há 100 anos atrás entre os 55 mil militares portugueses houve 21 mil casualidades. À época, contextualizou, Angola e Moçambique eram cobiçadas por Inglaterra e Alemanha e a participação de Portugal na guerra legitimou e assegurou as pretensões portugueses no continente africano.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados