SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 20 Junho 2021, 16:57

Encontrado Ouro nos trabalhos arqueológicos do Convento do Carmo

p1_ouro_grd

Ouro no Convento do Carmo. As escavações arqueológicas, levadas a cabo pela empresa “Crivarque”, revelaram um tesouro escondido por debaixo do antigo Convento. Uma cripta, um túmulo que se estima ser de 2500 AC, tinha junto dos corpos lá depositados cerca de 15 objectos em ouro.

Coordenou os trabalhos de escavação o Professor António Faustino Carvalho, que explicou a “O Almonda” a importância deste achado histórico. Com uma experiência de arqueologia na região com 25 anos, pois desde 1992, data em que terminou o curso, que conhece o trabalho arqueológico no concelho, onde começou a trabalhar, o Professor sabe que a população chama ao local o Bairro das Tufeiras «por alguma razão», pois a rocha era macia, permitindo escavar com facilidade. Terá sido essa a razão que levou os antigos habitantes a escolher o local para ali fazer um túmulo para os seus presumíveis familiares. Com a tecnologia primitiva era fácil naquela rocha construir a última morada para os que faleciam, acreditando o Professor que os túmulos seriam o que hoje chamamos de “jazigos de família”.

Os trabalhos de arqueologia que coordenou tinham-se iniciado em julho último e decorreram até ao mês de outubro. Devido à importância do achado, bem como em manter as peças encontradas em absoluta segurança, só agora veio a público a notícia do que foi encontrado. Para além dos adornos em ouro, cerca de 15 exemplares, o que foi encontrado reveste-se de grande importância arqueológica, pois desde a década de 50 do século XX que não era encontrado nada de semelhante na região oeste e Ribatejo, julgando-se até que o que haveria para descobrir já estaria encontrado.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados