SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sexta-feira, 25 Junho 2021, 14:14

Ronda das Freguesias – Zibreira

«Os semáforos vieram resolver o problema do excesso de velocidade»

Rogério Rosa, o Presidente da Junta de Freguesia da Zibreira, é o que se pode chamar um “veterano” na vida autárquica. No seu terceiro mandato, a atingir o limite imposto por lei, já tinha experiência anterior, como secretário da Junta. Diz que hoje em dia as coisas «não são fáceis» para ser autarca, com cortes cada vez maiores sobem as dificuldades para «fazer alguma coisa» e, como diz, «andar na junta por andar» não o seduz.

Já foi durante a sua gestão que o Centro Escolar de Pedrógão foi inaugurado, acolhendo lá as crianças da sua freguesia. Com essa mudança, que não foi de todo pacífica, pois haveria outras possibilidades para a instalação do Centro Escolar, ficou com as escolas primárias vazias. No entanto, como lembrou na conversa, Torres Novas já ultrapassou esse drama, agora que por todo o país o encerramento das escolas primárias parece estar na ordem do dia. O concelho foi pioneiro e, por cá, a transição correu bem, pois todos os envolvidos perceberam que as crianças passaram a frequentar escolas com melhores condições de aprendizagem ao mesmo tempo que interagem com crianças de localidades vizinhas. «O Centro Escolar tem tudo», observou Rogério Rosa, mas a transferência também trouxe impactos negativos. Perdeu-se um pouco aquilo a que o Presidente da Junta chama a «afetividade com a terra». As crianças já não têm os avós a ir buscá-los à escola e passam o dia todo fora. A antiga escola da Zibreira foi aproveitada para acolher atividades que se vão desenvolvendo, provando ser um património útil para a freguesia.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados