SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sexta-feira, 25 Junho 2021, 15:03

Museu Agrícola de Riachos celebrou 25 anos

p1-museu-grd

O Museu Agrícola de Riachos foi inaugurado em 1989 e celebrou neste sábado, dia 11 de outubro os seus 25 anos de existência.

Inaugurado no dia 30 de setembro de 1989, comemorou assim o seu 25.º aniversário com diversas atividades que quiseram “demonstrar a vivência e dinâmica do museu e dos seus núcleos”

Neste espaço nobre de Riachos reúne-se um espólio representativo do modo de vida tradicional das gentes riachenses e dos vários aspetos da ruralidade da zona geográfico-cultural de transição do bairro para a borda d’água ribatejana. O lagar e a eira, a casa tradicional e a maquinaria agrícola, o traje e as artes e ofícios tradicionais são as temáticas que se destacam no contexto do seu acervo etnográfico.

Já lá vão 25 anos desde que o Museu Agrícola de Riachos abriu as suas portas, espaço nobre de Riachos que orgulha as suas gentes.

No último sábado, aquele espaço encheu-se de amigos para celebrar as Bodas de Prata do Museu.

Na sessão solene, Carlos Trincão Marques, Presidente da Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos salientou que aquele espaço “pertence a todos”, e que quem por ali passa e trabalha se “sente como se estivesse em sua casa”.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados