SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 19 Junho 2021, 16:29

Quanto custa o regresso às aulas?

As famílias portuguesas vão gastar, em média, 509 euros com o regresso às aulas, segundo um estudo que revela que os portugueses optam, cada vez mais, por comprar manuais em segunda mão ou pedir emprestado.

No ano passado, o início do ano letivo representou um gasto médio de 525 euros, sendo que o valor atribuído por cada estudante foi de 403 euros.

Este ano, as famílias pretendem gastar um pouco menos: em média, o regresso às aulas vai custar 509 euros, sendo que por cada aluno o orçamento disponível será de 346 euros, revela o “Estudo sobre as intenções de compra dos portugueses – Regresso às aulas 2014”.

Estes valores incluem não apenas os manuais escolares mas também todo o material necessário para um regresso às aulas, tal como vestuário e calçado para os filhos (80%) ou equipamento e artigos de desporto (64%).

Em apenas três anos percebe-se que começa a haver uma mudança no que toca em comprar livros novos: em 2011, 99% dos portugueses diziam que iriam comprar manuais novos, enquanto este ano apenas 93% optará por essa solução.

Já pedir emprestado ou comprar em segunda mão são opções que ganham cada vez mais adeptos – pedir emprestado passou de 13% em 2011 para 32% e comprar em segunda mão subiu de 11 para 23%.

O que tem vindo a ganhar adeptos é a internet: em 2011, apenas 7% dos entrevistados afirmaram que iriam resolver o problema à frente de um ecrã, enquanto este ano já são 22% dos inquiridos.

Segundo um levantamento feito pela agência Lusa, o custo dos manuais vai aumentando consoante os alunos vão avançando no ensino.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados