SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 13 Junho 2021, 06:22

Casa “Os Alvorões” aberta ao público desde 1930

Entre a Rua Carlos Reis e o Largo do Paço, tem as portas abertas desde 1930, a Casa António da Costa Alvorão, Lda, conhecida popularmente como “Os Alvorões”.

Desde ferragens, a ferramentas e materiais de canalização e bricolage a um sem número de artigos, nesta casa encontra-se de tudo um pouco, e se não houver o que se procura, depressa se encomenda.

Numa época de crise em que muitos dos estabelecimentos comerciais do Centro Histórico da cidade se queixam da concorrência com as grandes superfícies, falamos com José Pereira, funcionário desta casa desde 1970, e que nas suas palavras já “faz parte da mobília”.

Veio trabalhar para esta casa aos 12 anos de idade, hoje é gerente do estabelecimento, antigamente chamado de drogaria.

Quando ali chegou, era um pouco moço de recados, depois com o passar do tempo, foi aprendendo “os cantos à casa”, diga-se os muitos cantos que este espaço tem, e o muito que há a aprender para conhecer a enorme diversidade de produtos que ali se vendem e para que uso se destinam.

Uma arte difícil e que não se aprende em dois ou três dias, afirma o gerente.

“Numa loja destas não se aprende em meia dúzia de dias o que é preciso saber para atender o público. É preciso muito mais tempo. Essa é uma razão pela qual poucos são os que aqui quereriam trabalhar.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados