SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Quinta-feira, 17 Junho 2021, 03:17

Aurélio Lopes apresentou “Anátema, Devoção e Poder: A Santa da Ladeira”

O antropólogo Aurélio Lopes apresentou o seu último livro, um estudo sobre a “Santa da Ladeira”, da Meia Via, que resulta da sua tese de doutoramento. A apresentação teve lugar no sábado, dia 21, no auditório da biblioteca municipal de Torres Novas.

Luís Silva, o vice-presidente da Câmara, disse que apesar dos seus 48 anos ainda se recorda do impacto que a “Santa da Meia Via”, como era mais conhecida, teve na região, pelo que considerou de todo pertinente que haja quem estude o fenómeno, com uma abordagem científica.

Carlos Matias, amigo de longa data de Aurélio Lopes e vereador do BE na Câmara do Entroncamento, foi o convidado para fazer a apresentação do autor, dizendo desde logo que era uma tarefa que podia pecar por omissão. Recordou que o autor licenciou-se em antropologia em 1986 e que em 2013 concluiu o doutoramento, sendo este o seu 29º livro, entre dezenas de estudos, dedicados em especial às tradições, folclore, religiosidade e crenças populares.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados