SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Terça-feira, 22 Junho 2021, 20:34

Politécnico de Tomar realizou Seminário sobre museus na Biblioteca

No dia 12 de junho, em Torres Novas, realizou-se o “1º Seminário Museus de Comunidade e Desenvolvimento de Produtos Turístico Culturais” no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.

O seminário foi dividido em dois painéis distintos: a Mercantilização da cultura e o Modelo de intervenção do museu de comunidade, centrando-se na realidade museológica da região do Médio Tejo, nomeadamente, nos 13 municípios compreendidos pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Foi organizado pelos professores Luís Mota Figueira e Eunice Ramos Lopes e pela Mestranda Sílvia Marques.

Este foi o primeiro seminário que o IPT pretende realizar na região, tendo começado por Torres Novas. Outros se seguirão nas cidades onde o IPT tem extensões.

Num dos painéis, por Ana Saraiva do museu de Ourém, foi feita uma reflexão sobre a mercantilização da cultura que se aplica no museu onde trabalha. Assume a técnica que nos dias que correm, onde se impõe a tecnologia, digital e trans-local, se perde um pouco a estabilidade de identidade de grupo. Por outro lado, com a tomada de consciência da cultura local, foi despertada a procura da nostalgia, assistindo-se na década de 90 a um “boom” de nascimento de museus locais um pouco por todo o país. Surge a necessidade de criar conteúdos, privilegiando-se a autenticidade em detrimento da genialidade, acontecendo essa mudança de paradigma.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados