SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Quarta-feira, 23 Junho 2021, 16:17

Dia Internacional dos Museus assinalado no Museu Carlos Reis

O Museu Municipal Carlos Reis assinalou, no domingo, dia 18, o “Dia Internacional dos Museus”, com uma “Conversa sobre os trabalhos arqueológicos no antigo local da capela dos Anjos” e com um concerto da Banda do Outeiro Grande.

Marco Liberato e Helena Santos foram os arqueólogos que fizeram as escavações no antigo local da capela dos Anjos, apresentando alguns resultados dessas escavações. Marco Liberato fez a apresentação, começando por evidenciar que a localização da capela ficava fora da zona da cerca, o que é um dado relevante sobre a ocupação do espaço. O espaço teria servido para armazenamento de cereais, frutos secos, com silos para o efeito. Os silos, explicou, tinham uma particularidade, pois quando deixavam de ter utilidade deviam ser entulhados. E eram entulhados com lixo da época, o que é um “maná” para os arqueólogos, revelando muito sobre os usos e costumes. Existiu também ali um forno de cerâmica, o que é facilmente compreensível porque não ficava no centro da cidade, reduzindo o risco de incêndio.

Luís Miguel Lopes

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados