SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Quarta-feira, 23 Junho 2021, 12:56

Prémio Maria Lamas distinguiu trabalho de investigação

No último sábado, dia 10 de maio, no Museu Municipal Carlos Reis,realizou-se numa cerimónia simples a  de entrega do Prémio Maria Lamas.

O Prémio Maria Lamas – para estudos sobre a mulher, género e igualdade visa premiar trabalhos de investigação da área das ciências sociais e humanas e que se enquadrem na temática do prémio. Pretende evocar a figura da torrejana Maria Lamas (1893-1983) e perpetuar o seu testemunho de lutadora pelos direitos das mulheres portuguesas.

Após a avaliação dos vinte e cinco trabalhos submetidos a concurso na edição de 2011, o júri deliberou atribuir por unanimidade o Prémio Maria Lamas ao trabalho «A condição servil em Portugal (1940-1970): memórias de dominação e de resistência a partir de narrativas de criadas», da autoria da Inês Paulo Brasão.

Este trabalho vencedor do prémio é uma dissertação de doutoramento em sociologia e economia históricas (UNL/FCSH 2010) e mereceu a atribuição de um prémio pecuniário no valor de 10 000€.

O júri deliberou ainda atribuir por unanimidade uma menção honrosa ao trabalho «O mundo da prostituição de rua: trajetórias, discursos e práticas. Um estudo etnográfico», da autoria de Alexandra da Silva Oliveira, dissertação de doutoramento em psicologia (UP/FPCH 2008).

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados