SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 13 Junho 2021, 15:26

Ruas de Lapas repletas na Procissão do Senhor Morto

As ruas de Lapas encheram-se de fiéis na noite de sexta-feira santa, dia 18 de abril, para participarem na Procissão do Senhor Morto, este ano, presidida pelo Bispo da Diocese de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues.

Centenas de pessoas participaram nesta cerimónia em pleno tríduo pascal, no dia em que a Igreja assinala a morte de Jesus Cristo.

Pouco passava das 21 horas quando a procissão saiu à rua. No adro da Igreja a Sociedade Musical União e Trabalho de Lapas já se encontrava a postos para acompanhar a procissão.

Homens e mulheres envergando capas pretas transportavam os andores com as imagens do Senhor morto e de Nossa Senhora das Dores que sofreu a morte do seu filho.

À frente, a anunciar a procissão, ouvia-se o som estridente da matraca. No ar, sentia-se o cheiro a alecrim espalhado pelo chão e incenso transportado por um acólito. Em todas as janelas, havia velas acesas que iluminavam a noite escura.

Debaixo do pálio seguia D. Manuel Pelino e o Padre Luís Gualdino, pároco de Lapas.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados