SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Terça-feira, 15 Junho 2021, 16:38

“Escrito no Tempo” imortaliza comunidade de Carvalhal de Aroeira

p1_carvalhal_grd

Depois de “Memória de um povo”, lançado em julho de 2012, Luís Correia de Sousa apresentou agora “Escrito no tempo – fotografias antigas de Carvalhal da Aroeira”, perante o olhar atento de uma comunidade que se fez representar em massa no Centro Social Cultural e Recreativo de Carvalhal da Aroeira, na tarde do último domingo, dia 30 de março.

“Escrito no tempo”, uma edição do Município de Torres Novas, é resultado de uma recolha fotográfica intensiva, quase feita porta a porta, nas ruas daquela localidade e que reúne, em cerca de 400 páginas, uma seleção de 500 fotografias, escolhidas de entre cerca de 2000 fotografias cedidas pelas gentes da aldeia e representativas da sua história e património imaterial.

As imagens, datadas desde o início do século XX e até aos anos 70 do mesmo século, são retratos de estúdio e momentos especiais do percurso de vida dos habitantes do Carvalhal, do seu dia a dia e das suas realidades.

Este é assim mais um retrato histórico e etnográfico do passado recente de Carvalhal da Aroeira pelas mãos do autor Luís Correia de Sousa, filho desta aldeia do concelho de Torres Novas e professor e investigador da Universidade Nova de Lisboa em História de Arte e Musicologia.

Numa tarde fria e com o céu cinzento, o salão do Centro Social Cultural e Recreativo encheu por completo de pessoas da terra e também de fora, ávidas de contemplar neste livro as imagens onde por ventura encontram rostos de familiares, vizinhos e conhecidos, ou mesmo de si próprias.

A vereadora da Cultura e do Desporto marcou presença nesta cerimónia e congratulou-se com mais esta iniciativa por parte do autor do livro, sendo uma mais valia para a comunidade de Torres Novas e para o Município de Torres Novas.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados