SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 14 Junho 2021, 01:19

Turismo Rural com alma ganhou vida

No final de 2012 “O Almonda” teve oportunidade de conhecer um projeto de turismo rural a ser desenvolvido pela empresa “Laços e Tradições”. O projeto ganhou o nome de “Quintinha da Eira” situado na Charruada, em Assentis, Torres Novas. No sábado, dia 22, passou de projeto a realidade e o turismo rural com alma ganhou vida.

Por trás da “Quintinha da Eira” está a família Pouseiro, com Susana, a filha do casal, a dar a cara pela empresa. Mas no fundo é um projeto em conjunto, com muita mão de obra de Fátima e Custódio Pouseiro e isso transparece no arranjo de todo o espaço. Foi por essa mesma razão que em 2012 este empreendimento foi descrito como um “Turismo Rural” com alma

«Um sonho que se tornou realidade», disse na ocasião Custódio Pouseiro. Esse sonho, explicou, começou a ganhar forma em 2010, quando ainda longe da crise em que o país mergulhou, pensou em fazer um novo investimento. Inteirou-se das condições do quarto quadro comunitário de apoio e percebeu que também apoiava o turismo. Em família, com a mulher, filha e o genro, decidiram avançar para uma candidatura ao programa. O tempo foi escasso e contaram com o apoio «essencial» da Câmara de Torres Novas e dos seus técnicos. As dificuldades foram muitas, mas o sonho de fazer algo em torno do turismo, em Torres Novas, tornou-se por fim realidade.

Para a obra contaram com um apoio de 60% do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), uma verba que rondou os 300 mil euros, recebendo também o apoio da Caixa de Crédito Agrícola, que foi parceiro essencial. Durante a sua construção foi dado trabalho durante 2 anos a 5/6 trabalhadores, tendo como parceiro principal a empresa “Gaia Pinto, Construções”.

LML

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados