SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Terça-feira, 15 Junho 2021, 17:44

Festival dos 5 Rios dá a conhecer belezas naturais da região

p1_5_rios_grd

Depois dos Rios Tejo, Zêzere e Alviela, foi a vez do Almonda recebeu no último fim de semana, o “Festival dos 5 Rios”, evento organizado pela ADIRN, Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.

De sexta-feira, dia dedicado às escolas e até domingo realizaram-se várias atividades gratuitas e ao ar livre, que tiveram por objetivo a sensibilização dos participantes para a preservação ambiental da região.

Na sexta-feira, dia 21, 168 alunos das escolas da cidade participaram em atividades lúdico-pedagógicas, como gincanas, um foto paper e oficinas temáticas.

No sábado, as atividades dirigiram-se ao público em geral, tendo-se realizado a Rota do Almonda em percurso pedestre com Burros, um ponto alto e de destaque destes três dias em que participaram cinquenta pessoas e que terminou na freguesia do Pedrógão.

Este passeio que decorreu ao longo de 5,5 quilómetros, levou os participantes a passar pelos contrafortes da serra de Aire. Quem por lá andou, ficou a saber mais acerca da fauna e da flora que iam encontrando pelo caminho e puderam ainda assistir a uma apresentação do Projeto LIFE+ Habitats Conservation –  Conservação de Habitats Naturais e Semi-naturais nas Serras de Aire e Candeeiros”.

Esta foi uma iniciativa da Quercus, sendo este um projeto que tem como objetivo a conservação de habitats serranos prioritários e envolve o controlo seletivo da vegetação através do pastoreio por cabras.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados