SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Terça-feira, 15 Junho 2021, 16:48

Navegar na Internet, quais os riscos e desafios

No dia 11 de fevereiro de 2014 celebrou-se o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day), este ano com o tema “Juntos vamos criar uma Internet melhor”.

Para assinalar este dia, o SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares promoveu, de 10 a 14 de fevereiro, um conjunto de iniciativas para sensibilizar alunos, professores, pais e encarregados de educação para a segurança na internet.

A internet mudou drasticamente a maneira como interagimos com o mundo, mas acarreta também vários riscos.

Através da leitura encenada da história É um livro, de Lane Smith, as técnicas do SABE apresentaram a mais de 400 alunos, do 3º ao 7º ano de escolaridade, de todo o concelho, os desafios e os riscos da navegação na internet.

Temas como o cyberbullying, a exposição a material inadequado, os predadores online e a disponibilização de informação pessoal foram abordados nas diversas sessões.

Na última quinta-feira, dia 13 de fevereiro, realizou-se na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, uma ação de formação acerca de comportamentos seguros de Internet e tecnologias da informação, na qual formadores da SeguraNet alertaram pais e encarregados da educação para estes problemas.

Os dois técnicos, Cristina Novo e João Galego falaram aos pais e encarregados de educação acerca dos riscos e desafios da navegação na internet. A ação iniciou com duas questões que foram colocadas aos pais ali presentes. Qual o maior perigo que já correram nas suas navegações na internet e que controlo exercem sobre a utilização que o seu educando faz na rede da internet.

Aberto o debate, os técnicos prosseguiram afirmando a riqueza inesgotável que é toda a informação que é possível adquirir através da internet.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados