SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sexta-feira, 18 Junho 2021, 09:44

Sermão de Santo António aos Peixes, por Diogo Infante, no Café Concerto

Diogo Infante esteve na última segunda-feira, dia 14 de janeiro, no Café Concerto, em Torres Novas, onde apresentou o recital Sermão de Santo António aos Peixes.

O espetáculo foi apresentado em duas sessões, uma primeira de manhã para as turmas do 10º ano da Escola Secundária Artur Gonçalves e outra de tarde, desta vez para as turmas do 11º e do 12º da Escola Maria Lamas e turmas de 10º da ESAG.

Inserido no Lab Criativo do Teatro Virgínia, este espetáculo é concebido a partir da obra do Padre António Vieira feito em 1654, por ocasião de um litígio com os colonos portugueses. O Sermão de Santo António aos Peixes é uma peça prodigiosa de imaginação e qualidade oratória, em que os peixes constituem uma metáfora dos homens, censurando os seus vícios e enaltecendo as suas virtudes.

Explorando o caráter teatral e atual desta obra, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, Diogo Infante sublinha a ironia retórica de António Vieira, transformando o pregador seiscentista num nosso contemporâneo, numa leitura que em muito facilita a sua compreensão.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados