SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Terça-feira, 22 Junho 2021, 08:48

Praga do escaravelho vermelho matou palmeira da Praça 5 de Outubro

A palmeira existente no topo norte da Praça 5 de Outubro, em Torres Novas, foi alvo do ataque do escaravelho vermelho (também conhecido como escaravelho da palmeira). Após análise efetuada constatou-se que o tratamento não era uma opção viável por a mesma já estar morta, pelo que as suas folhas e coroa tiveram que ser cortadas por ser onde o insecto se encontra nas suas diferentes formas. O tronco restante será removido brevemente.

Os serviços camarários estão igualmente atentos a outras situações, nomeadamente na proximidade da Praça 5 de Outubro, estando planeado o tratamento e prevenção de casos similares. Neste contexto é igualmente essencial a sensibilização da população para esta problemática, para que estejam atentos às palmeiras existentes em propriedades privadas e para que promovam o seu tratamento em caso de doença da árvore.

O escaravelho vermelho alimenta-se do interior das palmeiras, especialmente das espécies Canárias e Phoenix, secando-as e provocando a sua morte. O grande problema é a rápida contaminação da zona envolvente, já que o inseto pode percorrer áreas entre os quatro e cinco quilómetros em pouco tempo, principalmente quando o tempo está quente.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados