SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 21 Junho 2021, 23:43

Escavações arqueológicas na antiga Capela dos Anjos trazem passado ao presente

Decorreram durante mais de um mês os trabalhos de investigação e preservação de vestígios arqueológicos, em Torres Novas, perto da Igreja de Santiago, num terreno privado conhecido por ter ali se ter situada a Capela dos Anjos, que pertenceu à confraria com o mesmo nome.

Aos olhos da lei a área tinha de ser intervencionada, para se verificar e catalogar vestígios arqueológicos que serão destruídos numa obra ali a ter lugar em breve.

Marco Liberato e Helena Santos, os dois arqueólogos responsáveis pela intervenção, explicaram a “O Almonda” o que foi encontrado e que métodos utilizaram. O processo de escavação passou por realizar um trabalho de modo inverso à sedimentação da terra. O que se conseguiu recuperar e inventariar pertenceu à Capela dos Anjos, fazendo-se a salvaguarda dos documentos históricos encontrados através de um registo minucioso. Para além da descrição do que se encontrou faz-se um registo fotográfico para memória futura. A Igreja terá pertencido à Confraria de Nossa Senhora dos Anjos, sendo o primeiro registo de que há conhecimento dos finais do século XV. Foi depois feito um acrescento, nos finais do século XVII ou inícios do século XVIII.

LML

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados