SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 14 Junho 2021, 01:44

Banda do Pedrógão celebra este domingo 139 anos de vida

A Sociedade filarmónica União Pedroguense celebrou no dia 5 de novembro a bonita idade de 139 anos e vai comemorar este dia neste domingo, dia 10 entre amigos e pedroguenses que se queiram juntar à festa. Assim, às 12 horas na Igreja de Pedrogão , será celebrada a missa, acompanhada pela SFUP. Pelas 15:30 horas,  na Casa do Vale terá lugar o concerto da Banda do Pedrógão e ainda do Grupo Coral Ateneu Desportivo de Leiria. Atuará ainda o Coral Vila Forte de Porto de Mós.

A propósito desta data celebrativa, O Almonda falou com Nuno Carapau, presidente da direção da Banda pedroguense acerca da sua origem, o percurso que tem feito e os projetos que gostaria de realizar.

A SFUP foi fundada em 5 de novembro de 1874, sendo a segunda mais velha do concelho de Torres Novas. A sua primeira direção era formada pelo P. Balão, Padre António Rosa de Carvalho, José Carlos da Silva Geada, Manuel Carvalho, Carlos Manuel de Carvalho, João de Carvalho e Manuel Mogo de Melo e Alvim.

“Os primeiros ensaios desta banda foram realizados na casa do Sr. João Geada. Mais tarde, pela necessidade de um espaço mais amplo, foi criada a primeira sede da banda, pois o número de executantes não parava de aumentar, atualmente, este espaço é chamado “Casa do Ensaio Velho”, a construção desta sede só foi possível depois de doado o terreno para este efeito e com a ajuda do povo que suportou o resto da obra.

Mais tarde começou a ser construída a Casa do Vale, a atual sede da banda, com o objetivo de ali se fazerem teatros e outras atividades recreativas. Foi para esta sede que foi transferida a banda, devido a problemas de herança, pois os seus herdeiros reivindicaram a pertença da Casa do Ensaio Velho.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados