SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 19 Junho 2021, 18:56

Vinhos Alveirão produzem vinho de eleição

Na edição de “O Almonda” de 18 de Outubro demos a conhecer que o vinho “Maximo´s” dos produtores Alveirão havia ganho o primeiro prémio no concurso “Vinipax” deste ano, sendo considerado o melhor vinho do Sul do Tejo. Essa notícia gerou ecos de interesse que nos levou a querer conhecer melhor os produtores, assim como a explicar o porquê da classificação de “Melhor vinho do Sul do Tejo”, se Torres Novas fica a Norte. O produtor Luís Vieira teve a amabilidade de nos receber para uma visita à quinta onde se produzem os “Vinhos Alveirão”.

Começando pela explicação de porquê do “Sul” do Tejo, há que dizer que o organizador do concurso “Vinipax”, o reputado Engº Aníbal Coutinho, entende que em Portugal só deveriam existir três regiões de Vinho, a do Norte, a do Sul e a do Litoral, advogando que o país é pequeno demais para ter mais regiões e enquadrando, por isso, os vinhos do Ribatejo na região Sul. Recordamos que o prémio foi obtido num concurso onde figuravam 60 vinhos, dos produtores mais importantes, da região Sul, ou seja, do Tejo, Alentejo e zona de Setúbal, tendo o “Maximo´s” de 2009, um vinho biológico, arrecadado o primeiro prémio.

Vinhos Alveirão

Os cinco irmãos Vieira, Luís, Renato, Rogério, Cândido e João, resolveram lançar-se na produção própria de vinho biológico, apostando em conseguir um produto de qualidade. A “Aventura” começou em com a reconversão do figueiral que ali existia em 1999 e, aos poucos, têm vindo a afirmar a sua marca nos escaparates dos vinhos de qualidade. “Maximo´s” é, como diz Luís Vieira, a sua «menina», o vinho “top”. O nome surgiu da ideia do gráfico João Moniz, que desenhou o rótulo, que pretendia o nome “Maximu´s”. Mas não foi possível registar esse nome, optando-se então pela substituição do “u” pelo “o”.

LML

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados