SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 19 Junho 2021, 20:15

Muita brincadeira nas praxes da ESETN

A última semana na Escola Superior de educação de Torres Novas foi de grande animação com a realização das habituais praxes, as boas vindas dadas a quem acabou de ingressar no ensino superior. Entraram na ESETN 38 novos alunos, mas apenas 121 marcaram presença nesta primeira semana. Um facto que entristece a Comissão de Praxes desta escola, tal como explicou Mariana Marques, um dos elementos desta comissão.

“Foram apenas 11 os alunos novos nesta primeira semana, o que é bastante triste. Temos pena que a maior parte das pessoas não percebam que a praxe académica, quando feita com respeito ao próximo, só serve para integrar os novos alunos e não para maltratar ou humilhar ninguém”.

Na ESETN as praxes consistem em jogos e algumas “cantigas”. Ao longo da semana fizeram-se o jogo do pau Cucu, o jogo do ovo, proibiram-se de fumar os alunos fumadores durante todas as praxes, “a não ser dentro de um alguidar”, explicou Mariana e ainda o enfeitar o penico.

Mariana Marques destaca o cortejo dos caloiros que finalizou com o batismo, realizado na última sexta-feira, dia 27 de setembro. Como tendo sido um dos momentos altos desta semana. Neste cortejo os caloiros exibem os fatos feitos pelos padrinhos.

O Almonda falou ainda com alguns caloiros que partilhara alguns dos momentos das suas praxes.

A Ana Dória é natural da Caveira Sou de uma terra bem perto de Torres Novas que se chama Caveira e afirma que esta semana constituiu uma experiência enriquecedora.

“As praxes foram uma experiência muito enriquecera, é das formas mais fáceis de conhecermos os nosso colegas de escola”.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados