SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 20 Junho 2021, 16:52

Torrejano lançou campanha de solidariedade em Timor Leste

O Município de Torres Novas, através da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, é desde o dia 15 de agosto, um dos parceiros da campanha de solidariedade “Missão 1 Biblioteca e Sorrisos para Timor Leste”. A ideia desta campanha partiu de Tiago Franco, natural dos Soudos, concelho de Torres Novas, e que se encontra a dar aulas numa Escola de Referência, em Timor Leste.

Esta campanha de solidariedade tem como principais objetivos a criação de uma biblioteca em Suai Loro, em Timor Leste, de forma a promover a aprendizagem e desenvolvimento da língua portuguesa e incutir ao mesmo tempo o gosto pela leitura.

Colaborar com esta comunidade, na aquisição e promoção de competências, essenciais ao desenvolvimento social do país e proporcionar às crianças ainda mais momentos de alegria, prazer e conforto são também algumas das metas a atingir.

Um desafio que está já muito perto de ser alcançado, dado o êxito que a campanha está a alcançar.

No Blog criado por Tiago Franco para dar a conhecer e impulsionar esta campanha, o professor explica a razão de ser desta campanha.

“Depois de 6 meses a trabalhar em Timor Leste, na área do ensino, com um contato muito próximo e intenso com a comunidade em geral, é para mim possível, neste momento, e de uma forma mais consciente, fazer um levantamento das prioridades para iniciar esta campanha de solidariedade. Esta campanha será desenvolvida em parceria com o Centro Comunitário de Suai Loro.

Timor é um país independente há apenas 11 anos. Recupera muito lentamente de grandes traumas provocados por barbaridades ocorridas durante cerca de 24 anos de invasão Indonésia.

Timor-Leste tem a segunda taxa mundial de população mais jovem. Com cerca de 1,2 milhões de habitantes, as crianças entre os 0 e os 14 anos representam 38 por cento da população.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados