SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Terça-feira, 22 Junho 2021, 22:10

Torrejano salva vidas num helicóptero

p1_heli_grd

Hernâni Gaiola tem 32 anos e é natural do Pedrógão. Há três anos tirou o curso de Recuperador/Salvador da Força Aérea, onde era Sargento no Quadro Permanente e mecânico de aviões. Em concurso interno concorreu para uma profissão que tem tanto de altruísta como de perigosa, onde o lema da esquadra é “Para que outros vivam”.

Vai já no seu terceiro ano a desempenhar a tarefa de Recuperador/Salvador. Quando sai em missão só avisa a mulher, com uma simples mensagem, «Olha vamos sair», voltando apenas a ligar quando regressa. Não avisa propositadamente os pais, para que não fiquem em cuidados. Em 2010 a RTP fez uma reportagem sobre a vida destes homens da Força Aérea, que para finalizarem a especialidade têm de suportar e ultrapassar muitas dificuldades, onde, no seu curso, de 40 candidatos apenas se formaram 7. Só nessa altura a mãe de Hernâni se apercebeu realmente do que é que o filho fazia para ganhar a vida. Hernâni contou a “O Almonda” que têm uma aprendizagem exigente, que procura prepará-los para os perigos que enfrentam no mar. Com ondas de 9 metros, onde são descidos por um guincho do helicóptero, em direção a um barco onde tentam pousar, que oscila com a ondulação. Tarefas perigosas apenas acessíveis aos que se preparam para elas. E, mesmo assim, o treino não consegue preparar para tudo.

O curso foi feito em água e terra e outra parte nos helicópteros. Durante a preparação enfrentam todas as dificuldades que se imaginam que venham a ter de lidar, desde encontrar vítimas em pânico a descer em locais escarpados, barcos ou na água, onde têm de salvar alguém.

As equipas de Salvadores estão disponíveis durante 365 dias, 24h por dia, com homens estacionados nos Açores, Porto Santo, Ovar, Beja e Montijo. De momento Hernâni está na Esquadra 552 – Alouette 3, mas fez a formação nos helicópteros EH 101 – Esquadra 751, para onde pretende regressar.

LML

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados