SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Quarta-feira, 23 Junho 2021, 14:48

Comitiva de empresários brasileiros visitou a OleoTorres

A empresa torrejana “OleoTorres” recebeu, na quarta-feira, dia 24 de julho, a visita técnica de uma comitiva de 23 empresários brasileiros que percorreram o país a convite da “About Media”, visitando empresas do ramo da transformação de resíduos por todo o país.

A organização da “About Media”, um grupo editorial da área do ambiente e da gestão de cidades, trouxe a comitiva dos empresários a Torres Novas para conhecerem a tecnologia e os métodos da “OleoTorres”. André Ferreira, o filho mais velho e administrador da empresa familiar, iniciada por Diamantino Ferreira, explicou que laboram na área há 25 anos e que o crescimento da empresa os levou a explorar a área dos óleos usados. Hoje em dia a atividade empresarial foi mais diversificada, transacionando óleos de diversas origens, de palma, girassol e de coco.

O administrador da empresa explicou à comitiva que na área dos resíduos a OleoTorres foi a primeira empresa do país a trabalhar na recolha de óleos alimentares usados, uma atividade que requer tratamentos, como a refinação. A empresa tem procurado acompanhar a evolução tecnológica e hoje em dia estão a finalizar uma nova área de refinação. Estão a especializar-se na oleoquímica, para produção de sabões e outros produtos biodegradáveis. A tecnologia já permite à empresa branquear e desodorizar , retirando a acidez e os cheiros e é na decantação que acontece a “magia” química. A transformação permite o surgimento de sabões com azeite e óleo de coco, dois exemplos de matérias refinadas.

Luis Lopes

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados