SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 19 Junho 2021, 17:11

Festa em Árgea contou com a presença de D. Manuel Pelino

Em Árgea, no domingo, dia 28, assinalou-se os 271 anos da edificação da Igreja, que coincidiu com os festejos em honra de Santa Marta. A ocasião solene contou com a presença do bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, que presidiu à celebração.

Ainda antes da cerimónia religiosa ter início foi explicado por Carlos Courinha que naquele dia se lembravam todos os que tinham trabalhado em prol da Igreja de Árgea, tanto os que trabalharam na sua edificação, que data de 1722, como os que têm zelado por ela ao longo dos anos. Recordou o mesmo interlocutor que o povo de Árgea regozijou quando se autorizaram a realização de casamentos, batizados e a adoração do Santíssimo naquele templo. Explicou também que as gentes daquela localidade também tinham uma grande devoção por Santa Marta, talvez por ser ela também uma camponesa, como a maioria das gentes locais, não espantando que fosse ela a escolhida para ser a padroeira de Árgea. Por fim, deixou uma nota de rodapé na sua intervenção, para explicar que os paramentos do Pe. Nuno Pena e do bispo de Santarém daquele dia foram bordados há mais de sessenta anos, por mulheres de Árgea, tendo-se grande cuidado e carinho na conservação daquele património.

Luis Lopes

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados