SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sexta-feira, 25 Junho 2021, 07:52

Reedição do projeto “A viagem” junta ranchos de Torres Novas e Riachos

Filipa Francisco, coreógrafa, é a verdadeira “artista” que junta num projeto os ranchos de Torres Novas e Riachos. Não é comum que os dois ranchos participem num projeto desta natureza, o que só por si dá indicações de ser um projeto que promete. O resultado deste trabalho poderá ser visto no próximo fim-de-semana, 12 de julho, sexta-feira, pelas 21h30 e a 13, sábado, pelas 16h, com a primeira parte a ter lugar na Praça 5 de Outubro e segunda parte no Teatro Virgínia. No palco do Teatro Virgínia os dois ranchos irão ter um atuação conjunta.

Em conversa com os jornalistas Filipa Francisco explicou que foi desafiada por Tiago Guedes, atual diretor do Teatro Virgínia, a realizar “A Viagem”, um projeto que junta folclore tradicional com a dança moderna. Disse logo que sim ao convite, pois já na primeira experiência ficou satisfeita porque o projeto lhe permitiu descobrir um Portugal que a coreógrafa desconhecia, bem como a importância da dança na sociedade. Despiu-se de preconceitos e percebeu que a chamada “dança tradicional” não é apenas uma coisa para «turista ver», mas sim um mundo cheio de beleza estética que vale a pena conhecer melhor. “A Viagem” trata do encontro entre a dança tradicional e moderna, que depois vai sendo desconstruída, isolada, ao ponto de se trabalhar pormenores e coisas mais abstratas, mais cruas.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados