SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sexta-feira, 18 Junho 2021, 21:36

“X Festa do Padroeiro” de Riachos homenageou Santo António

p4-f1_grd5

Já na sua décima edição da “Festa do Padroeiro” de Riachos, dedicada a Santo António, teve um programa de animação maior e durante mais dias. Caminhadas, conferências, almoços comunitários, marchas, missa e procissão, ou não fosse esta uma festa de cariz religioso, dedicada a homenagear o padroeiro da Vila de Riachos. A festa realizou-se de 7 a 10 de junho, terminando no dia 12.

Pelo adro da igreja passaram o Rancho Folclórico “Os Camponeses”, a “Velha Riachense”, “Arregaita”, “La Fontinha” e “Auditório”. Na segunda-feira, dia 10, o registo de música foi outro, com fados de Coimbra e Sílvia Alcobia. Na véspera do dia dedicado ao Santo mais popular, dia 12, ainda terão subido ao palco os “Vozes d’Art & NaR e MCA Band”.

Toda a programação musical foi importante para dar um cunho mais popular à festa. Mas outros momentos, porventura mais marcantes, terão constituído o ponto alto das comemorações, como aconteceu com a missa de dia 9, que teve por pregador o Pe. Vítor Melícias. Eloquente como é seu timbre, e na melhor tradição dos pregadores que fizeram escola, o pregador recordou a assembleia da missa de domingo que se celebrava a virtude e a genialidade de Santo António, que foi tanta que ainda hoje a celebramos. Contou que Santo António terá nascido nas “fraldas” de Lisboa e que em menino terá frequentado a escola da Catedral. Ingressou mais tarde em S. Vicente de Fora, onde se dedicou à vida monástica. Dali rumou a Coimbra, ao Mosteiro de Santa Cruz, frequentando uma das escolas mais modernas de toda a Europa.

LML

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados