SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 20 Junho 2021, 16:59

“Este futebol que nós amamos” foi a jogo em dia de Taça

Em dia da final de Taça de Portugal um grupo de escritores torrejanos fez a apresentação do livro “Este futebol que nós amamos”. A apresentação teve lugar na biblioteca municipal e coube a Luís Dias, o diretor, fazer a apresentação dos 12 autores que escreveram sobre o tema.

Num encontro que foi muito informal, Luís Dias explicou que houve um “mestre da táctica” que coordenou todo o projeto, João Carlos Lopes. O “dream team” foi guiado graças a esse treinador e com ele nasceu o livro que fala de futebol, do futebol que os autores amam.

Carlos Simões Nuno, um dos colaboradores, explicou que um dos principais recursos dos “futebolistas intelectuais” foi o da memória. O futebol, explicou, acaba por ser estruturante na nossa sociedade, um vício. É uma grande componente da institucionalização, pois sendo o grande desporto de equipa, faz com que todos acabem por colocar em primeiro o coletivo.

João Carlos Lopes sublinhou que a iniciativa é da sociedade civil, agradecendo a cedência da biblioteca. Fez questão também de agradecer a Ana Marques e a Margarida Moleiro, que acabariam por ser apelidadas de “Messi” e “Ronaldo” da revisão de textos. Contou depois, em jeito de brincadeira, que ser o “mister” daquela equipa foi um pouco difícil, pois os jogadores simularam lesões, faltavam aos treinos e inventavam tudo e mais alguma coisa de maneira a não aparecer a tempo de ir a jogo. Mas depois, com o passar do tempo, enquanto mister, teve a alegria de poder ir vendo os textos a nascer.

LML

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados