SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 12 Junho 2021, 15:37

Centro de Assistência Paroquial de Pedrógão celebrou 65.º aniversário

Foi com a Casa do Vale cheia de amigos, convidados e muitos pedroguenses que a direção do Centro de Assistência Paroquial do Pedrógão celebrou o seu 65.º aniversário ao serviço dos que mais precisam.

Um aniversário marcado pela execução do projeto que vinha do ano passado, e que está quase em fase de conclusão, falamos da ampliação da valência de Lar. Em junho deste ano, espera-se que as obras estejam concluídas e que de 29 camas o Lar de Idosos possa passar a a oferecer 48. Um aumento da oferta que vem ao encontro da lista de espera que a Instituição tem entre mãos.

O Centro de Assistência Paroquial foi fundado pelo Padre Abílio Vieira no dia 19 de março de 1950. Inicialmente este foi um espaço criado para alimentar os pobres com uma sopa quente, e motivar as jovens a aprender de costura. A par com estes dois serviços, prestava-se um apoio na área da educação às crianças dos 4 aos 7 anos de idade.

Em 21 de agosto de 1955, o então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira presidiu à inauguração das novas instalações do Centro de Assistência no largo da Praça na localidade do Pedrógão.

As valências de Jardim de Infância e ATL foram as primeiras a surgir. Fruto de um Acordo com os serviços oficiais do Centro Regional de Segurança Social de Santarém, em janeiro de 1982, foi estabelecida a manutenção do ATL, com capacidade para 50 crianças em idade escolar e no ano seguinte  abre as portas o Jardim de Infância com capacidade de acolhimento para 40 crianças dos 3 aos 6 anos de idade, sob a Direção Técnica da Educadora de Infância, Irmã Isabel Maria Grencho.

Com a abertura dos Centros Escolares, também em Pedrógão, esta valência acabaria por se extinguir.

Em dezembro de 1989, foi criado e registado como Instituição Particular de Solidariedade Social o Centro de Convívio para 30 idosos e a valência de Centro de Dia foi inaugurada a 20 de novembro de 1993 tendo começado a prestar apoio à população da freguesia de Pedrógão, a 1 de dezembro de 1993, a 12 utentes (11 utentes em Centro de Dia e 1 em Apoio Domiciliário).

Anos mais tarde, surge a necessidade de construir uma valência que complementasse o Centro de Dia, um Lar de Idosos, onde fosse possível prestar um apoio permanente a estes utentes e assim foi inaugurado o Lar da Sagrada Família, em dezembro de 2007  tendo aberto as portas em fevereiro de 2008.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados