SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 12 Junho 2021, 13:27

Azeit’Aire já conquistou Torres Novas

A III edição da Festa do Azeite Novo, a Azeit’Aire realizou-se de 6 a 8 de dezembro na localidade de Vale da Serra, freguesia de Pedrógão e a avaliar pelo número de visitantes que por lá passou, esta festa já conquistou os torrejanos. A organização aponta para um milhar de visitantes nos três dias.

Este ano pela primeira vez em Vale da Serra. A Junta de Freguesia, que organizou a festa com o apoio do Município de Torres Novas, explicou a razão desta opção.

A sede de freguesia não deve, apenas porque sim, congregar todas as iniciativas da autarquia. A descentralização desta e doutras iniciativas da Junta de Freguesia está por isso (não só mas também) na base da nossa decisão.

Nas anteriores edições, e em virtude de, na localidade de Pedrógão, não existirem condições físicas para a realização deste evento, a Junta de Freguesia suportou um custo considerável (na nossa opinião, excessivamente elevado) no aluguer de uma tenda que permitisse a realização do mesmo na sede de Freguesia. Tendo em conta que na localidade de Vale da Serra existem condições excelentes para o efeito, parece-nos óbvia essa racionalização de meios. O orçamento anual da Junta de Freguesia é francamente diminuto para falarmos de valores na ordem dos 4 mil euros e não os considerarmos bastante significativos.”

A abertura oficial desta festa teve lugar na tarde de sábado, dia 6 de dezembro e contou com a presença de grande parte do executivo camarário. Ao presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira, juntaram-se o Vice-Presidente, Luís Silva, a vereadora da Cultura Elvira Sequeira e a vereadora Helena Pinto.

Paulo Simões, presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão deu as boas vindas aos presentes e agradeceu a presença das coletividades participantes com mais de vinte expositores, o “que mostra a dinâmica da nossa freguesia.

O anterior presidente da Junta, José Luís Santos”, também ele presente nesta tarde, “de quem foi esta ideia de realizar o Azeit’Aire, em boa hora iniciou esta festa. E quando as obras têm mérito há que continuá-las, por isso aqui estamos”, salientou o autarca.

De destacar que de entre os 22 expositores, apenas dois vieram de fora da freguesia do Pedrógão, um veio da Zibreira e outro da Chancelaria.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados