SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Terça-feira, 22 Junho 2021, 09:40

Museu Nacional Ferroviário inaugurado sob coro de protestos

p1_f1_grd4

No Dia Internacional dos Museus, dia 18, segunda-feira, foi inaugurado o Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento. Os trabalhadores da EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) esperaram o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, para dar conta do seu descontentamento com a decisão do Governo em privatizar a empresa.

Os trabalhadores da EMEF continuaram o seu protesto ao longo de toda a visita, protestando ruidosamente. Em declarações à comunicação social explicaram que o seu protesto não visava o museu, mas sim a privatização da empresa, apelidando o Secretário de Estado de «coveiro da ferrovia», entre outros “piropos” ainda menos simpáticos.

O Secretário de Estado, Sérgio Monteiro, no momento da inauguração, começou por informar que iria fazer uma breve intervenção, pois não queria «que a sua intervenção fosse considerada uma provocação», disse aludindo à manifestação. Considerou os protestos «normais» numa democracia, porém, enfatizou, explicou que sendo aquele o Dia Internacional dos Museus poderia ter escolhido outros para inaugurar naquele dia, o que não fez, por entender que deveria vir ao Entroncamento, pela sua importância e significado. Para mais, acrescentou, entendeu que deveria falar sobre o que está ligado ao setor da ferrovia, onde se vive «um sentimento de insegurança», devido à decisão de privatizar a EMEF, resultante da fusão da empresa “Estradas de Portugal” com a “REFER”, e ainda a «profunda alteração» na CP, com a privatização da CP Carga e da EMEF. Disse o Secretário de Estado que «sem dinheiro não a vale a pena fazer juras de amor», recordando que o país vive dificuldades e que não é fácil garantir recursos para que as empresas “se abram ao mundo” e se voltem para os que lhes compram serviços.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados