SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 13 Junho 2021, 05:51

Governo prepara-se para taxar A23 entre Torres Novas e o Entroncamento

No mês de junho “O Almonda” deu conta da instalação de novos equipamentos eletrónicos na A23. Na altura, contatada a Estradas de Portugal foi-nos explicado que o equipamento servia para contabilização de tráfego. Foram instaladas câmaras que se assemelhavam às câmaras utilizadas para o pagamento de portagens, mas, num email enviado à redação de “O Almonda” foi explicado de que se tratavam de «estruturas para a realização de testes de novas configurações de equipamentos de controlo eletrónico de veículos em situação de possível congestão rodoviária e também relacionados com a interoperabilidade dos sistemas de cobrança eletrónica de Portugal e Espanha». Explicaram ainda que estes ensaios vão ser realizados na A23, nomeadamente nos nós de Torres Novas e Entroncamento e passam pela instalação de um conjunto de equipamentos nos ramos de acesso dos mesmos.

Esta semana, através de informação veiculada por António Filipe, deputado da CDU no parlamento, ficámos a saber que o Governo, através do ministro da Economia, pretende realizar o que chama de uma «reconfiguração de sistema» nos locais onde ainda existia o “free flow”, com vista a «uma maior equidade na taxação de percursos de auto-estradas». Ou seja, sem nunca afirmar diretamente que se irá acabar com os percursos que ainda eram gratuitos, como acontece entre Torres Novas e o Entroncamento, o Governo diz antes que irá «reforçar a coerência e dar sustentabilidade ao modelo de financiamento preconizado para a EP, assegurando o justo contributo pela utilização de cada sublanço desta auto-estrada».

Recordamos que a A23 é a única estrada concessionada a duas entidades. A área de concessão de Abrantes até à Guarda é da Scutvias e entre Abrantes e Torres Novas é da responsabilidade das Estradas de Portugal.

LML

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados