SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 19 Outubro 2020, 21:53

Editorial

Nos primeiros dias deste mês de Dezembro decorre em Madrid a 25.ª Conferência sobre as Alterações Climáticas. Mais uma vez as Nações Unidas mostram a sua preocupação com os sinais de mudança nas condições de vida na Terra. É a humanidade a querer responder a um problema que dramaticamente se coloca nos nossos dias.

Contudo interrogamo-nos se mais uma vez não estaremos perante um conjunto de boas intenções, de apenas boas vontades mas que na prática nada de fundamental se altera no rumo que o nosso meio-ambiente leva. Até hoje muitos acordos, conferências, tratados têm-se realizado e nada de fundamental se alterou e o clima tem continuado a degradar-se. Os avisos cada vez mais alarmantes dos cientistas parecem não obterem dos decisores políticos pouco mais que discursos e relatórios. A opinião pública parece estar mais desperta para o problema nomeadamente a juventude que vai à frente com iniciativas por todo o mundo. Felizmente os jovens estão na frente desta luta. Eles pressentem que por este caminho não têm futuro.

Madrid vai ser palco das preocupações da humanidade. Ao contrário do que muitas vezes se diz, não é apenas o futuro que está ameaçado. Os efeitos nefastos das alterações climáticas ameaçam já o presente.

Vejam-se as ocorrências de cataclismos cada vez mais frequentes e destrutivos. Destruição de florestas, conspurcação dos mares e do ar, são campainhas de alarme. Os mais pessimistas dizem que já não vamos a tempo, a degradação do clima e do ambiente vai numa rota irreversível. Esperemos que assim não seja e que o homem encontre maneira de salvar o planeta Terra.

A Conferência de Madrid  é mais um encontro de esperança. Certamente não será inútil o que por estes dias ocorre na capital de Espanha, mas onde um conjunto de homens e mulheres de boa vontade, travam um bom combate, são a consciência da humanidade.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados