SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 19 Junho 2021, 17:23

Rancho Folclórico de Liteiros prepara as suas Bodas de Prata

No último fim de semana, a localidade de Liteiros esteve em festa, e por estes dias foram vários os pontos altos que marcaram os festejos.

No sábado à noite, a tradição e os costumes de antigamente tomaram conta da noite naquele que foi o 25.º festival de folclore do Rancho Folclórico “Os Ceifeiros” de Liteiros.

Pedro Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Luís Silva, presidente da Assembleia Municipal e Pedro Morte, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria estiveram presentes e deixaram palavras de incentivo ao grupo dos “Ceifeiros” e ainda parabenizaram o Rancho pela realização de mais este festival.

O festival abriu com o grupo anfitrião que dançou e cantou os costumes de antigamente daquela localidade e arredores. Seguiu-se a Escolinha de Folclore que já faz ver aos mais crescidos, pois dançam como gente grande. De destacar que a Escolinha de Folclore tem cerca de vinte elementos com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos. Apesar da tenra idade é admirável ver estas crianças em palco a dançarem as modas dos seus avós.

Passaram ainda pelo palco o Grupo “A Ronda Típica do Carreço, de Viana do Castelo que trouxe o folclore do Alto Minho e a o Rancho Folclórico “Aver o Mar” da Póvoa do Varzim, a representar o Douro Litoral.

Quem assistiu aplaudiu com entusiasmo cada um dos grupos e aprovou a escolha dos grupos para este festival.

Luís Filipe Santos, falou a O Almonda em nome da organização das festas de Liteiros e também do Rancho de Liteiros e fez um balanço muito positivo, apesar do muito cansaço por parte da organização da festa.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados